A nossa história

Em 1999, surge a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Trofa na sequência duma petição subscrita e formulada por setenta e seis Irmãos Fundadores.
Em Setembro do mesmo ano, é constituída canonicamente por provisão de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho.

A 5 de Dezembro tomam posse os seus primeiros Órgãos Sociais tendo a sua primeira sede (provisória) na Rua Dr. António Cruz, nº 64.

A 17 de Abril de 2001, recebe, por doação da “Obra da Rua” ou “Obra do Padre Américo”, um prédio urbano, sito na R. Dr. Délio Santarém em S. Romão do Coronado, para nele ser instalado um equipamento social, onde atualmente se encontra instalada a Creche e o Jardim de Infância da Misericórdia da Trofa.

A 23 de Julho de 2002, a “Associação de Solidariedade Social Imaculada Conceição”, é integrada na Santa Casa da Misericórdia da Trofa, cedendo a propriedade onde hoje se encontram implantadas as instalações sede da Misericórdia e as duas estruturas residenciais para idosos o Lar “Imaculada Conceição” e o Lar “Alfredo Carriço” este último inaugurado em Julho de 2004.

Setembro 1999

Constituição canónica por provisão do Sr. Bispo do Porto

05 Dezembro 1999

Tomada de posse dos primeiros Órgãos Sociais

17 Abril, 2001

Doação de prédio urbano em S. Romão do Coronado

23 Julho, 2002
Misericórdia da Trofa

Integração da "Associação de Solidariedade Social Imaculada Conceição"

Julho, 2004
Misericórdia da Trofa

Inauguração do Lar "Alfredo Carriço"

07 Julho, 2015

Inauguração do Novo Lar Imaculada Conceição

Visão

Praticar as Catorze Obras de Misericórdia através do desenvolvimento de respostas sociais e projetos inovadores, reforçando o papel de referência na comunidade.

Valorização das capacidades e saberes individuais.
Corresponsabilização do todo na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.
Observância dos requisitos estatutários, legais e outros normativos em vigor.
Garantia de satisfação das necessidades e expectativas das partes envolvidas.

• Responsabilidade
  • Justiça