PROTOCOLO DE RENDIMENTO
SOCIAL DE INSERÇÃO

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Trofa celebrou, em Setembro de 2005, um Protocolo de Rendimento Social de Inserção (RSI) com o Instituto de Segurança Social, I.P./Centro Distrital de Segurança Social do Porto.

Trata-se de uma parceria pela qual esta Misericórdia assume a aplicação da medida do Rendimento Social de Inserção junto de 180 famílias.

O Protocolo RSI é constituído por uma equipa multidisciplinar com formação na área da Educação Social, Serviço Social, Psicologia (um Psicólogo, um Assistente Social, um Educador Social e dois Técnicos Auxiliares de Serviço Social).

O protocolo celebrado tem por objetivos apoiar a inserção social das famílias e potenciar a sua autonomização face à medida RSI. Para tal, assenta o seu trabalho numa lógica de potenciação dos fatores de proteção de cada família, na intervenção precoce como meio de prevenção de situações de risco ou perigo, e no trabalho em rede através de iniciativas centradas na comunidade e promotoras de desenvolvimento social.

Utentes
0
Famílias
0

Projetos e Atividades

A funcionar desde Maio de 2012 tem por objetivo suprir as carências alimentares de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, fornecendo a alimentação já confeccionada. Atualmente, servimos cerca de 80 refeições/dia.

O Projeto “O Meu Cantinho de Terra” consiste na cedência gratuita de terreno, alfaias agrícolas e plantas, prioritariamente a famílias vulneráveis, para a criação de uma prática agrícola de subsistência.

O projeto “Saúde em Movimento” visa a realização de atividades/sessões de informação que promovam hábitos de vida saudável, assim como a sinalização para o Departamento de Ação da Câmara Municipal da Trofa com vista à integração em modalidades desportivas da Academia Municipal AQUAPLACE

Parceria com entidades/estabelecimentos no sentido de proporcionar o acesso a cuidados de beleza ou estética, para a melhoria da imagem e promoção da autoestima.

Parceria com a ONG “Mundo a Sorrir” com vista a permitir a beneficiários com problemas dentários, a realização de tratamentos e colocação de prótese, permitindo uma melhoria qualidade de vida e auto-conceito.

Consiste numa parceria entre o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e a equipa do Protocolo RSI para o desenvolvimento de ações de voluntariado social.

Alojamento por: