Encontros ao vento – Sunset party em família
14 Junho, 2023
Pessoas que fazem a casa
7 Janeiro, 2024
Encontros ao vento – Sunset party em família
14 Junho, 2023
Pessoas que fazem a casa
7 Janeiro, 2024

Voluntariado – testemunho de aprendizagem em serviço

Fui voluntária na Santa Casa da Misericórdia da Trofa durante 7 meses!

Neste momento, tenho 19 anos e frequento o 2º ano de licenciatura em Psicologia na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Durante a minha vida, fui atuando em situações pontuais de voluntariado, mas senti necessidade de cumprir algo regularmente. Decidi aproveitar as hipóteses de voluntariado que a universidade oferece e inscrevi-me no Serviço Comunitário, que integra um programa de formação e um acompanhamento regular, por parte de docentes. Com preferência para a área de atuação com idosos, uma vez que a gerontologia sempre me despertou interesse, fui aceite nesta instituição.

Durante os meses de serviço, elaborei uma proposta para a minha atuação designada por “A Presença e a Atividade” que consistiu em dois pilares principais, o suporte emocional e a estimulação cognitiva.

Assim sendo, com o acompanhamento da neuropsicóloga da instituição, pude interagir com utentes, tendo em conta as necessidades que defini como primordiais, em todas as minhas visitas semanais. Ao longo do tempo, adquiri muitos conhecimentos que me poderão auxiliar enquanto estudante universitária, no entanto, reconheço que o voluntariado como experiência pessoal foi, sem dúvida, a gratificação que se sobrepôs. Talvez essa gratificação justifique a exigência de um adeus às visitas na instituição e aos utentes com quem, de alguma forma, estabeleci relações que serão relembradas com carinho.

Margarida Xavier