“Nós não paramos de brincar porque envelhecemos, mas envelhecemos porque paramos de brincar”. Oliver Wendell Holmes
Acreditamos que quando crianças e idosos brincam juntos, conversam, trocam olhares, riem-se e estabelecem uma comunicação a partir da situação de diálogo que a brincadeira provoca.
Neste sentido, proporcionamos uma dinâmica intitulada como “Conta-me Histórias”, onde convidámos crianças e as suas famílias, bem como os idosos do nosso Lar a experienciarem um momento de partilha e leitura.
Assim, provocámos os nossos idosos a serem verdadeiros “contadores de histórias”, mas… Eles não leram apenas duas histórias, eles sentiram e viveram duas histórias… Eles utilizaram as suas memórias e as suas vivências do passado para representar a moral de cada história… Foi intenso!
Foram histórias que falam de vida, de bondade, de dificuldades e a forma como a nossa “corda”, a “corda” da amizade nos pode levar sempre ao caminho do amor!
A escola não pode continuar a educar crianças para o futuro. É necessário educar, com valores intergeracionais, para o presente.
Praticar as Catorze Obras de Misericórdia através do desenvolvimento de respostas sociais e projetos inovadores, reforçando o papel de referência na comunidade.