“Quando acreditamos que uma criança está “mal comportada” é fácil pensarmos na necessidade haver castigos e consequências. Se por outro lado acreditarmos que ela está a ter um momento difícil é natural sentirmo-nos mais pacientes e mais compassivos e termos vontade de apoiar e ajudar.” Mikaela Ovén
Recentemente, na nossa sala temos vindo a lidar com situações que se costumam designar como o dito “mau comportamento” que levam as crianças a não conseguirem lidar com a resolução de problemas e a adotarem o “bater” como resolução. Quando uma criança bate, normalmente é porque está assoberbada por emoções intensas e não consegue pensar direito.
A crítica, os julgamentos, o mau comportamento, a raiva (…) são todos mensageiros das nossas necessidades.
Por essa razão, e como acreditamos que o “mau comportamento” tem sempre uma explicação decidimos ir mais longe. Começámos por conversar, em grande grupo, sobre o facto de não podermos resolver os nossos problemas com o “bater” e ajudá-los a falar sobre o que sentem e o que precisam. De seguida, surgiu a ideia de criarmos uma caixa de correio onde podíamos escrever uma mensagem ao nosso amigo evidenciando alguma situação que nos tenha deixado triste ou até mesmo se quisséssemos pedir desculpa.
Posteriormente, iremos ler as mensagens que foram deixadas para cada um de nós.
Qual o processo a seguir?? Só a resposta das nossas crianças nos dirá!