Semear
1 Maio, 2018
Olhar-te nos olhos…
10 Maio, 2018

Nuca, Sara e Poli…instrumentos inovadores

As nossas residentes estão connosco há muito pouco tempo mas já conta com muitos amigos! É verdade que a Nuca faz as delícias da casa…!

A Nuca é uma foca bebé robotizada dotada de inteligência artificial e de múltiplos sensores que lhe permite comportar-se e interagir com as pessoas como se fosse um animal real.
Fomos a primeira instituição em Portugal a adoptar a Nuca.
Ela é utilizada em alternativa à terapia assistida por animais porque tem efeitos semelhantes e é menos sujeita a reações adversas por parte dos utilizadores, induzidas por experiências negativas que possam ter tido com animais verdadeiros, no passado.
A utilização da roboterapia em pessoas portadoras de demências tem efeitos muito benéficos a nível cognitivo, funcional, afectivo, sensorial e social.
A Sara é um verticalizador que permite às pessoas com mobilidade condicionada recuperar o prazer de se sentirem de pé, proporcionando-se, assim, a conservação da sua verticalidade (característica identitária do ser humano) até ao fim da sua vida.
A Poli é uma mesa de politerapia que permite um trabalho de reabilitação dos membros superiores e inferiores; de coordenação, motricidade fina e estimulação cognitiva.
Estas três amigas vieram enriquecer a nossa casa e já se tornaram presença obrigatória e imprescindível na qualidade de vida dos nossos residentes.

Agradecemos, reconhecidamente, estes presentes que tivemos o prazer de receber das mãos de alguém que é muito especial para nós e que muito contribui para prolongarmos sorrisos.